Leitura rápida!


Pode parecer um pouco engraçado nos dias atuais, com o aparecimento do skate nas grandes mídias e eventos de grande porte, as pessoas ainda tratá-lo como esporte de marginal, desvalorizando os seus praticantes.

Um fato lamentável nessa semana que passou, foi uma notícia publicada na pequena coluna Dia-a-dia (Leitura rápida), do Jornal Diário do Sul, desta quinta-feira, se referindo ao terreno abandonado pela rede de supermercado Angeloni, conhecido nacionalmente como Anjela e hoje utilizado pelos skatistas da modalidade street.

A coluna teve o seguinte conteúdo:

"De primeira

Redação do Diário do Sul recebeu um convite para inauguração do Novo Supercenter Angeloni Jardim Atlântico em Florianópolis. É um empreendimento milionário, a ser inaugurado na próxima semana. Do papel ao design (imitando uma caixa de presentes), tudo de primeira no convite, que ainda anuncia 'serviços exclusivos num espaço supermoderno'.

E aqui?

Já o tratamento dado para Tubarão pode ser qualificado de lastimável: deixou um terreno do tamanho de um supermercado no Centro da cidade, que é utilizado por skatistas por conta de sua geografia de cidade iraquiana após homem-bomba e que também serve de esconderijo de usuários de drogas durante a noite.

Mico

Aliás, quem passa por lá, a pé, depois das 18 horas corre o risco de uma ataque, seja de assaltantes ou tarado. O Angeloni 'micou' um ponto nobre da cidade ao deixar tudo abandonado por ali durante anos".


A prova!

Ao ler tal notícia, não consegui me contêr e fui logo encaminhando meu e-mail para a redação do jornal e transcrevo o e-mail abaixo:

"A respeito da coluna "Leitura Rapida", da pág 3, da edição do Jornal Diário do Sul, de quinta-feira.

1. O local que era utilizado pelo antigo supermercado Angeloni é utilizado por skatistas da cidade de Tubarão, principalmente nos finais de semana e não corre risco a população com relação a "ataques de assaltantes e tarados", pois nunca se houve notícias desse fato no local.

2. 90% dos praticantes do esporte no Brasil são adeptos da modalidade street, a mesma praticada no terreno, que foi autorizado pelo Dingo´s já que os skatistas da cidade não possuem uma área para este tipo modalidade (a não ser a pista do bairro Passagem, mas é comunitária). O local já foi palco de eventos amadores de nível catarinense e o "Anjela", assim como é conhecido pelos skatistas, é valorizado por amadores de todo o Brasil e pela mídia especializada, servindo de passagem de skatistas do sul e norte do país, por ser um local "underground" para praticar o skate.

3. A Associação Tubaronense de Skateboard estará reunida neste final de semana para fazer a pintura das paredes "pixadas" por alguns skatistas. Será feito também um mutirão para tentar limpar o lixo do local. Em relação ao uso de droga, os skatistas associação vem fiscalizando para que não haja práticas ilícitas no local.

4. Estamos tentando providenciar a instalação de energia elétrica, financiada pela própria associação, para os skatistas utilizarem o local das 19h às 22h, já que a maioria dos skatistas que alí praticam, trabalham durante o dia, ficando impossibilitados de praticar o skate.

5. Lembrando que a Associação vem trabalhando para divulgar o esporte em nossa região para acabar a "marginalização do esporte". Os resultados estão aparecendo em forma de campeonatos e no aumento significativo de praticantes.

Esperamos que o Jornal Diário do Sul, como mídia de opinião, dê aos skatistas tubaronenses, que praticam o skate naquele local, a possibilidade de informar a sociedade tubaronense dessas ponderações acima.

Faisca.
"

Não satisfeito, meu parceiro de Blog, Deivis Vieira, que é "sem sombra de dúvidas" um dos maiores apoiadores (talvez por ser skatista a tanto tempo e por sempre sofrer com essa desvalorização e marginalização referida acima) do skate na cidade, exemplo que deveria ser seguido por muitos, enviou também o seu e-mail:

"A respeito da coluna “Leitura Rápida”, da edição de 05/06, quinta-feira:

Me ponho indignado em relação a coluna, principalmente onde se trata do assunto “ataques de tarados, assaltantes e drogados”.

O local conhecido como “Anjela”, onde é hoje de responsabilidade do Dingo`s, é limpo todo final de semana pelos skatistas que ali praticam o esporte (Não temos muitas opções, pois a única pista de street da cidade fica situada no bairro comasa sendo de domínio da comunidade, e não pública), enfatizando ainda que há algum tempo vem sendo feito pelos skatistas da cidade campanhas contra drogas e vandalismo e não ao contrário como cita a coluna do jornal.

Mesmo não tendo nenhum tipo de ajuda dos poderes públicos, estamos reunindo esforços para que seja instalada ali algum tipo de iluminação para que haja a possibilidade da pratica do skate no período noturno, das 19:00h às 22:00h. Fora esse período grande parte dos skatistas da cidade tem suas ocupações diárias como estudo e trabalho, bem longe de drogas ou qualquer tipo de perturbação pública como cita e nos envergonha o jornal.

Lembrando ainda que o local conhecido como “Anjela” vem sendo foco do skate nacional, passando por ali atletas de todo o Brasil. Eventos e reuniões também vem sendo constantemente organizados pela ATSB ( Associação Tubaronense de Skateboard) e alguns websites da cidade.

Me entristece saber que além de não ter ajuda da cidade, aparecem cada vez mais obstáculos (que serão vencidos) que atrapalham e muito o desenvolvimento do esporte.

E ainda mais massacrante é saber que um desses obstáculos se trata de uma mídia com um poder e alcance muito grande, o que nos impossibilita em parte uma defesa a altura.

Gostaria ainda de deixar claro que cada nota dessas, escritas talvez para “encher lingüiça” ou por pessoas que estão totalmente por fora do assunto, nos dão um trabalho imenso, de semanas e até meses para mostrar ao contrário e receber de volta o pouco apoio que possuímos de lojistas e empresários da cidade.

Por Deivis Vieira Nunes, skatista a 18 anos, trabalhador. Tendo que explicar aos pais, à noiva e aos pais dela o porque da coluna.

E por essa semana muito, mas muito envergonhado pelo que foi escrito.

Cordialmente.

Um triste abraço."


Um dos fatores essenciais desse blog é fazer com que você skatista tubaronense, ao ficar ciente de algo que faça sentir-se ofendido, não fique parado, reclame e critique se for preciso, com educação (ou no mesmo nível, se for preciso), para assim lhe respeitarem, ou vai ficar esperando que os outros lhe chamem de vagabundo por tabela? Nós não, pois protejemos o que é nosso. E o Anjela é nosso!

Mas lembrando, não adianta apenas reclamar, tem que fazer a sua parte.

Obs.: Aos responsáveis pelo Angeloni, nosso eterno obrigado!

Por: Faisca (Skatista vagabundo? Eu não!)