Neste feriado do dia 1 de maio, que comemoramos o dia do trabalhador, aconteceu em Tubarão/SC, no Anjela (estacionamento do antigo Supermercado Angeloni), o 1º Encontro Municipal de Skate Amador. Uma parceria da Associação Tubaronense de Skateboard e Coral Reef, com apoios das Lojas Virtual Surf and Skate Shop, da Loja Black Silver do Farol Shopping, do Zuras Hot Dog e da Paróquia Nossa Senhora da Piedade.
Por volta das 8h30, passei pelo Anjela e me surpreendi porque já se encontravam algumas crianças anciosas esperando o tal encontro anunciado nas mídias locais.
Engraçado como as crianças sentem a necessidade de competições (talvez para se sentirem valorizadas) e eventos desse tipo. Fico imaginando como foi agonizante a noite anterior ao encontro, devido as insistentes mensagem via msn que recebi perguntando sobre o campeonato que era para ser apenas um Encontro.
O evento começou com um pouco de atraso, como qualquer outro evento amador realizado aqui no sul de Santa Catarina, principalmente aqui na cidade.
Iniciou-se por volta das 10h30 uma competição de Game of Skate (um novo formato de competição que tornou em diversão a pressão dos famosos "1 minuto" das competições convencionais) com a categoria iniciante (a decisão de dividir em categorias foi para dar chance aos iniciantes do skate). Para minha surpresa e de todos presentes, o nível da molecada está muito elevado: manobras de switchstance e de nollie já estão no pé da gurizada. Quem levou a melhor nessa categoria, foi o skatista Samir Demétrio, que começa a aparecer no cenário do skate catarinense como uma promessa, devido por parte, ao incentivo de seus pais, que se encontravam no local apoiando e incentivo o filho. Lembrando que esse tipo de atitude, é essencial para o desenvolvimento e confiança para um criança. Apenas fiquei com dó do Samir quando fui anunciar que ele ganharia como troféu um chazão da galera... pra quê fui falar... nossa, assaram o moleque!
No período da tarde, por volta das 15h e com os marmanjos da categoria amador já inscritos, resolvemos dar início ao Game Of Skate, com o Anjela cheio de curiosos e com a presença dos skatistas streeteiros da cidade, que já estão acostumados com esse tipo de competição e estão "calejados" de andar de skate e se divertirem juntos, tornando a competição, numa forma de confraternização entre amigos, como deve ser. O destaque ficou por conta do chazão que deram no Guilherme Minatto, vencedor do Game, antes mesmo do seu adversário realizar sua ultima tentativa. Mas o final estava selado (não a cueca), o Raniere foi para a última tentativa e acabou errando, deixando mesmo a vitória nas mãos do Guilherme Minatto, que venceu todos os adversário e se mostrou além de bom desenhista, um perito em manobras difícies de solo.
Para finalizar e depois de muita discurssão para saber em qual obstáculo seria realizado o Best Trick, o local escolhido foi o famoso manual do Anjela. Destaque para Wallace Lala com seu nollie heelflip noseslide, Felipe Madurera mandou um flip b/s tailslide, Paulinho Cross empancou a borda com um flip b/s grind, Raniere Galo finalizou seu manjado mas perfeito s/s f/s ollie tail manual reverse, mas quem levou a melhor na opinião dos juízes, foi o nervoso Felipe Pipo com um b/s tail slide na primeira tentativa, que resultou na dilaceração de sua samba canção. Acredito realmente que deram o best trick para o Pipo com a 2º intenção de executar o chazão.
Encerrando gostaria de agradecer a todo o público presente (que surpreendeu a todos), pois mostra que as pessoas se interessam por eventos de skate, ao patrocinador e aos apoios por confiarem no Encontro, aos skatistas presentes pela participação, ao Roberto de Souza "Bebeto" que deu uma forma no período da manhã, ao Felipe Madurera que conseguiu o DJ e o som, ao DJ Give que mandou bem nos toca discos, aos que ajudaram diretamente e indiretamente e principalmente aquele que idealizou todo o evento, que dedicou um grande tempo da sua rotina diária, correndo atrás de patrocínios e prêmios para realizar um Encontro para divulgar o skate de uma cidade que não tem eventos de skate, com incrições gratuitas como é raro, mas como deve sempre ser, com frutas e água de graça, sem ganhar um tostão em troca e não receber nem sequer um aperto de mão de uma grande maioria.
Quero dizer que existem excessões, mas infelizmente, não só no skate como em todos os setores da sociedade, tem muitos que se aproveitam da situação, que falam demais e vivem criticando, que não fazem p#rra nenhuma, nem mesmo sabem agradecer.
Eu sei: - Parabéns e continue acreditando!
Por: Faisca (Realizado!).