Um dias atrás, o Fernando Faisca (Gordinho do blog SkateemFoco) me confidenciou um fato que me irritou também, por conhecê-lo melhor que ninguém nesse mundo, saber o que ele pensa e quer, por isso vou aqui fazer uma média e expor a minha versão e idéia.
O Gordinho há quase um ano, vem fazendo um trabalho voluntário para o skate, divulgando principalmente a prática em Tubarão, no estado de Santa Catarina e no Brasil. Perde um tempo de sua rotina diária (trabalho e família) para postar informações no seu blog para pessoas que muitas vezes não são capazes de agradecer. Faz fotografias e coberturas (com material profissional) de campeonatos e dos praticantes, divulgando e incentivando, na maioria das vezes sem ganhar um "tostãozinho", ou nada em troca. Sua única renda são algumas lojas (de amigos e parceiros), que acreditam no potencial do blog e ajudam com uma cota (muitas vezes revertida em materiais para a pratica do skate). Corre atrás de patrocínios e faz contatos com pessoas e lojas para sortear alguns brindes, como peças e artigos de skate, além de realizar alguns eventos na cidade. Principalmente em nossa cidade, Tubarão/SC, o skate e os praticantes nunca foram tão valorizados pela mídia (até as mais grandes da cidade), população (que vive dizendo que o skate é para vagabundo) e alguns orgãos públicos (só sabe disto quem a muito tempo conhece o skate da cidade) do que está sendo hoje, através do SkateemFoco. Tem mais, é o presidente da Associação Tubaronense de SkateBoard (que idealizou e concretizou), a ATSB, que não dispõe de verba nenhuma, porque possui pouco tempo de vida (e porque a maioria dos associados não cumprem a palavra, não pagando a mensalidade, prevista no estatuto, que todos concordaram e assinaram, sem nenhuma restrição), que já realizou alguns projetos e eventos, entre eles sociais (sem ter a ajuda de todos os associados) em prol ao skate e das crianças, na cidade. Sem falar nas loucuras como encarar 400 km de moto para fazer fotos de skate em Itajaí/SC.
Agora, tem skatista em Tubarão/SC, que tem como lema “no skate da nossa cidade, deve ser cada um por si", que faz parte da Associação e que não participa da maioria dos eventos que são realizados, que assinou o estatuto e nunca pagou uma mensalidade se quer, que já vestiu a camisa do SkateemFoco em evento, tem a cara de pau (ou melhor, cara de pedra) de afirmar apenas para outras pessoas (porque nunca falou isso pessoalmente) que o Gordinho está usando e já usou os skatistas de Tubarão/SC e região para se promover, e vai além, diz que as pessoas de fora estão achando o blog uma merda (pura inveja).
Perguntei ao Gordinho como ele tinha certeza deste fato e ele informou do diálogo que teve com um outro skatista da cidade:
- Fernando, estão dizendo aí que você não bate mais fotos da galera, porque agora todo mundo conhece teu blog. Que você só usou a galera para se promover!
- Então vou te dizer quem falou isso: foi Fulano de tal! E sabe por que falou isso? Porque ele é um babaca, sempre fez isso e abre demais a boca sem usar o cérebro! (Alguns minutos de silêncio até o carro parar! Bem, o silêncio confirmou o babaca)
Conheço muitos amigos que desistiram que fazer algo pelo skate, por causa de pessoas desse caráter!
Lembrem-se sempre: tenham atitude e valorizem o que é nosso.
Por: Deivis (Tomando as dores do Gordinho, porque ele merece)